Entrepreneurship Training For Neets - ETFN
Parceria de cooperação no domínio da juventude
(2022-1-TR01-KA220-YOU-000086541)
ETFN
Os jovens em geral, e os NEET em particular, necessitam de ser apoiados na identificação e no desenvolvimento das várias competências que são essenciais para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. O desemprego global elevado e o desemprego juvenil ainda mais elevado resultaram na expansão da população NEET. Ao longo da última década, os avanços tecnológicos levaram a que a procura de mão-de-obra ficasse aquém das oportunidades de emprego para os novos licenciados. Os níveis de transição da escola para o trabalho indicam que a educação não promete empregos e, consequentemente, os jovens têm poucas expectativas acerca do regresso à educação. A COVID-19 contribuiu significativamente para esta tendência negativa, as taxas de abandono escolar/universitário e as taxas de desemprego aumentaram ainda mais. De acordo com o Eurostat, a taxa de NEETs em jovens de 20-34 anos na UE aumentou com a COVID-19 de 16,4% em 2019 para 17,6% em 2020.
Objectivos:
Aprender mais para ser capaz de ajudar melhor, identificando diferentes perfis de NEET com necessidades variadas em termos de assistência psicológica e profissional em cada país parceiro;
Apoiar os NEET a descobrir os seus pontos fortes, aumentar a sua autoconsciência e construir a sua autoestima de modo a traçar um delineamento de carreira e agir em conformidade com este;
Para os ajudar a descobrir a vocação interior que os pode ajudar a alimentar o seu impulso interior;
Fornecer apoio e recomendações para aprender novas competências, e adaptar-se às novas exigências do mercado de trabalho;
Ajudá-los a adquirir as competências necessárias para encontrar um emprego ou iniciar o seu próprio negócio; e equipá-los com competências de empreendedorismo, prontidão para o trabalho e literacia financeira através dos nossos programas de formação;
Acompanhar os jovens trabalhadores na utilização de ferramentas e métodos de formação em empreendedorismo para os NEET;
Melhorar e divulgar métodos de aprendizagem informal (peer-to-peer, aprendizagem através da prática, aprendizagem experimental, progressão em espiral) a fim de melhor se adaptar ao processo de inclusão social e económica dos NEETS;
Levar os intervenientes relevantes a cooperar para políticas e programas que facilitem a entrada dos NEETs na vida económica e evitem o desemprego de forma mais prolongada.
Resultados:
Investigação e desenvolvimento de capacidades de forma a aumentar a eficácia da formação;
Desenvolver recursos e formação em empreendedorismo para os NEET;
Formação em empreendedorismo.