Skip to content

"Stay Sane"

Šaštín-Stráže, Eslováquia
Intercâmbio Juvenil | 🇪🇺 Erasmus+ 

"Stay Sane"

Šaštín-Stráže, Slovakia | 13th to 22nd August 2021

Youth Exchange | 🇪🇺 Erasmus+

Especially in current times the topic of mental health is crucial to be targeted.

The project was developed between August 13 and 22 together with several FAJUB partners in Šaštín-Stráže, Slovakia, Romania, Italy, Czech Republic, Germany, Greece, Lithuania, Serbia and Croatia, and aimed to help youth people to stay really healthy, prevent burnout and its effects in forms of depression or anxiety. The goal was to show our youth participants how to care about themselves, their mental health, how to prioritize their health from other tasks.

PT

O projeto “Stay Sane” mostrou ser uma das experiências mais produtivas e desafiantes, na minha vida. Apesar da saúde mental ser vista, por muitos, como algo sem valor, este projeto veio dar-nos uma visão muito mais ampla sobre a necessidade de estarmos atentos, bem como a necessidade de trabalharmos para uma mente sã. A técnica de ensino não formal mostrou ser a chave para o bom aproveitamento dos participantes, fazendo com que, de coração cheio, saíssemos pessoas melhores.”

EN

The “Stay Sane” project proved to be one of the most productive and challenging experiences in my life. Although mental health is seen by many as something worthless, this project has given us a much broader view of the need to be aware, as well as the need to work towards a healthy mind. The technique of non-formal teaching proved to be the key to the good performance of the participants, making us, with a full heart, come out better people.

Rafaela Fernandes, Team Leader

Queres fazer parte da nossa base de dados de oportunidades?

Testemunho

DanceBridge

"Este foi o meu sexto projeto e certamente um dos que mais gostei, não só pelo tema com o qual me identificava bastante mas também pelas pessoas incríveis que conheci, o sítio onde ficámos hospedados e a comida preparada pelo nosso chef, que sem dúvida ajudou a encarecer a experiência. Durante o projeto pessoas de diferentes idades, áreas profissionais e contextos sociais tiveram oportunidade de parar a sua rotina, sair da sua zona de conforto e crescerem a nível pessoal através da dança. Esta diversidade foi o que tornou o grupo mais interessante e enriqueceu a experiência.  Penso que tanto as pessoas com mais ou menos experiência se entregaram completamente ao desafio, esqueceram a vergonha e as inibições, e logo no segundo dia sem dúvida, já se notava uma conexão e uma proximidade incrível entre todos os participantes. Foi visível que de facto a dança não só melhorou a nossa confiança, como a nossa abertura a nível social. Pessoalmente ajudou-me a desligar dos problemas e a refletir sobre as minhas prioridades. O projeto ajudou ainda mais a melhorar as minhas competências linguísticas assim como gestão de tempo e adaptabilidade, já que tivemos de ajustar os planos ao ritmo de aprendizagem de cada um em concordância com o estado de tempo. No final, penso que saí dessa experiência não apenas com novos conhecimentos técnicos de dança como também de gestão emocional e ainda com uma maior capacidade de trabalhar em equipa de forma colaborativa e eficaz. Irei levar para a vida as amizades que fiz durante este projeto."

Sofia Barreiro, participant