"Ideas Ark - 2nd"

Bucareste, Roménia |  20 Fevereiro a 1 Março 2022 

Formação | 🇪🇺 Erasmus+ 

"Ideas Ark - 2nd"

Bucareste, Roménia | 20 Fevereiro – 1 Março 2022

Formação | 🇪🇺 Erasmus+

Entre 21-28 de Fevereiro de 2022, a Monomyths Association organizou em Bucareste, na Roménia, um curso de formação intensiva sobre educação empresarial para 22 trabalhadores juvenis ativos em 10 ONG internacionais de juventude. 

O curso faz parte do Projecto Ideas Ark 2ª edição, financiado pelo Programa Erasmus +, através que as ONG de jovens se familiarizaram com modelos empresariais sustentáveis e currículos de educação empresarial construídos em torno do Acordo Verde Europeu.

Ao longo de oito dias, 22 participantes da Dinamarca, Lituânia, Estónia, Portugal, Espanha, Grécia, Bulgária, Croácia, Ilha da Reunião (território francês ultramarino) e Roménia descobriram o quadro europeu de competências empreendedoras ENTRECOMP, testando ao mesmo tempo uma selecção de métodos de ensino específicos para educação empresarial num contexto não formal e protótipos de ideias verdes programas e iniciativas. 




PT

Written by Margarida Mendes

O curso visava fornecer uma nova perspectiva sobre o papel do trabalho dos jovens no contexto do Green Deal e para discutir oportunidades de aprendizagem, tutoria, orientação profissional e financiamento para uma Europa mais verde e práticas de desenvolvimento sustentável.

O curso de formação Ideas Ark foi um convite aos jovens trabalhadores para redescobrir as suas criatividade, tomar a iniciativa, explorar ferramentas e métodos eficazes de empreendedorismo educação. Além disso, eles experimentaram e familiarizar-se com o lançamento fases de um arranque sustentável e descobriu como gerar empreendedorismo ideias de projeto utilizando um Modelo Empresarial Sustentável.

“Após uma primeira edição, em Novembro de 2018, durante a qual 36 jovens trabalhadores se tornaram familiarizado com o empreendedorismo social e prototipar 5 ideias de arranque social, decidimos continuar esta iniciativa e explorar como podemos integrar o novo verde práticas no trabalho com os jovens, mas também como podemos orientar e apoiar jovens a proporem iniciativas sustentáveis e amigas da natureza nas suas comunidades, alinhadas com o Pacto Verde Europeu”, disse Emília Radu, presidente da Associação Monomyths.

No âmbito do projecto, os jovens trabalhadores e organizações que participam na formação curso contribuiu para a criação de um mapa digital de acesso livre que, uma vez terminado, incluirá 100 modelos de arranque ecológico iniciados por jovens e sem fins lucrativos organizações, #Green100, com o objetivo de promover ideias ecológicas que resolvam problemas globais.

Podemos verificar também o testemunho de uma das participantes Portuguesas: “Durante 8 dias, tivemos o privilégio de estar em Bucareste, Roménia, para aprender mais sobre como ter uma mentalidade empreendedora tendo em mente a necessidade urgente de ser mais sustentável nos dias atuais. Ao longo do curso de formação, cuidadosamente organizado pela Monomyths Association, fomos desafiados a criar um protótipo de um start-up com um modelo empresarial sustentável que abordasse as necessidades referidas no Acordo Verde Europeu e, consequentemente, ajudasse a alcançar o objectivo de neutralidade de carbono de 2050. Além disso, tivemos também a oportunidade de visitar as casas que a EFdeN construiu e que tinham a particularidade de ter uma arquitectura sustentável e um sistema auto-sustentável que dava vida a todas as construções. Foi uma experiência enriquecedora e agradecemos a todos os participantes da Lituânia, Dinamarca, Hungria, Ilha da Reunião, Espanha, Croácia e Grécia pelas excelentes contribuições. Contudo, um agradecimento especial vai para os formadores – Emilia Radu e Luminita Ene – que deram o seu coração e conhecimentos, e para a pessoa responsável por toda a logística – Alina Dumitru – que se certificam de que todos se sentiram confortáveis durante esta experiência.”

O projecto Ideas Ark está a ser implementado pela Associação Monomyths entre Agosto 2021 a Abril 2022, com apoio financeiro da Comissão Europeia e do  Programa Erasmus+ e organizações parceiras: Tarptautinis bendradarbiavimo centras (Lituânia), Backlash (Espanha), Danish Youth Team (Danemark), Seiklejate Vennaskond (Estónia), Sdruzhenie Walk Together (Bulgária), Entrepreneurship And Grupo de Economia Social (Grécia), Au Carrefour Océan Indien (Reunião), FAJUB – Federação de Associações Juvenis de Braga (Portugal), Ludbreška Udruga Mladih Entuzijasta (Croácia).