PT
Written by Margarida Mendes
O curso visava fornecer uma nova perspectiva sobre o papel do trabalho dos jovens no contexto do Green Deal e para discutir oportunidades de aprendizagem, tutoria, orientação profissional e financiamento para uma Europa mais verde e práticas de desenvolvimento sustentável.
O curso de formação Ideas Ark foi um convite aos jovens trabalhadores para redescobrir as suas criatividade, tomar a iniciativa, explorar ferramentas e métodos eficazes de empreendedorismo educação. Além disso, eles experimentaram e familiarizar-se com o lançamento fases de um arranque sustentável e descobriu como gerar empreendedorismo ideias de projeto utilizando um Modelo Empresarial Sustentável.
“Após uma primeira edição, em Novembro de 2018, durante a qual 36 jovens trabalhadores se tornaram familiarizado com o empreendedorismo social e prototipar 5 ideias de arranque social, decidimos continuar esta iniciativa e explorar como podemos integrar o novo verde práticas no trabalho com os jovens, mas também como podemos orientar e apoiar jovens a proporem iniciativas sustentáveis e amigas da natureza nas suas comunidades, alinhadas com o Pacto Verde Europeu”, disse Emília Radu, presidente da Associação Monomyths.
No âmbito do projecto, os jovens trabalhadores e organizações que participam na formação curso contribuiu para a criação de um mapa digital de acesso livre que, uma vez terminado, incluirá 100 modelos de arranque ecológico iniciados por jovens e sem fins lucrativos organizações, #Green100, com o objetivo de promover ideias ecológicas que resolvam problemas globais.
Podemos verificar também o testemunho de uma das participantes Portuguesas: “Durante 8 dias, tivemos o privilégio de estar em Bucareste, Roménia, para aprender mais sobre como ter uma mentalidade empreendedora tendo em mente a necessidade urgente de ser mais sustentável nos dias atuais. Ao longo do curso de formação, cuidadosamente organizado pela Monomyths Association, fomos desafiados a criar um protótipo de um start-up com um modelo empresarial sustentável que abordasse as necessidades referidas no Acordo Verde Europeu e, consequentemente, ajudasse a alcançar o objectivo de neutralidade de carbono de 2050. Além disso, tivemos também a oportunidade de visitar as casas que a EFdeN construiu e que tinham a particularidade de ter uma arquitectura sustentável e um sistema auto-sustentável que dava vida a todas as construções. Foi uma experiência enriquecedora e agradecemos a todos os participantes da Lituânia, Dinamarca, Hungria, Ilha da Reunião, Espanha, Croácia e Grécia pelas excelentes contribuições. Contudo, um agradecimento especial vai para os formadores – Emilia Radu e Luminita Ene – que deram o seu coração e conhecimentos, e para a pessoa responsável por toda a logística – Alina Dumitru – que se certificam de que todos se sentiram confortáveis durante esta experiência.”
O projecto Ideas Ark está a ser implementado pela Associação Monomyths entre Agosto 2021 a Abril 2022, com apoio financeiro da Comissão Europeia e do Programa Erasmus+ e organizações parceiras: Tarptautinis bendradarbiavimo centras (Lituânia), Backlash (Espanha), Danish Youth Team (Danemark), Seiklejate Vennaskond (Estónia), Sdruzhenie Walk Together (Bulgária), Entrepreneurship And Grupo de Economia Social (Grécia), Au Carrefour Océan Indien (Reunião), FAJUB – Federação de Associações Juvenis de Braga (Portugal), Ludbreška Udruga Mladih Entuzijasta (Croácia).