Skip to content

TPM 2 🇮🇹

Itália
🇪🇺 Erasmus+

Parcerias de pequena dimensão no desporto

TPM 2 🇮🇹

PT | SIFE | Erasmus+ Sport 🇪🇺 

Entre 20 e 24 de junho, teve lugar em Bari, Itália, o segundo encontro transnacional do projeto SIFE (Sport Is For Everyone). Os nossos colegas, juntamente com as delegações romena e italiana, reuniram-se para discutir os progressos realizados até à data e definir os pormenores para o próximo período. Cada país apresentou a sua proposta de exercícios físicos planeados para serem implementados durante o projeto e forneceu informações sobre a relevância destes exercícios para os três desportos (boccia, dança, ciclismo). Uma vez que o projeto está a ser desenvolvido em parceria com a Scuola di Ciclismo Franco Ballerini em Bari, a reunião incluiu também uma visita oficial ao seu local de realização. Importa referir que esta escola de ciclismo inclusiva oferece um vasto leque de oportunidades para que os jovens entrem em contacto e descubram o prazer de andar de bicicleta, quer se trate de um futuro desporto de rendimento para alguns, quer de uma atividade de lazer. É também importante referir que a escola está igualmente bem equipada para acomodar as necessidades dos jovens com deficiência.

Para além disso, faziam parte da agenda visitas a várias instituições locais, incluindo uma escola de verão em Bari, bem como o Centro diurno Cunegonda ASL para pessoas com deficiência mental. Aqui, a delegação romena fez uma pequena sessão de dança com o grupo de adultos do centro, ensinando-lhes alguns passos básicos e fazendo com que se ligassem mais à música e a si próprios.

Os meses seguintes centrar-se-ão na implementação local de actividades relacionadas com o projeto, enquanto a próxima reunião está marcada para janeiro de 2024, na Roménia.

Queres fazer parte da nossa base de dados de oportunidades?

Testemunho

DanceBridge

"Este foi o meu sexto projeto e certamente um dos que mais gostei, não só pelo tema com o qual me identificava bastante mas também pelas pessoas incríveis que conheci, o sítio onde ficámos hospedados e a comida preparada pelo nosso chef, que sem dúvida ajudou a encarecer a experiência. Durante o projeto pessoas de diferentes idades, áreas profissionais e contextos sociais tiveram oportunidade de parar a sua rotina, sair da sua zona de conforto e crescerem a nível pessoal através da dança. Esta diversidade foi o que tornou o grupo mais interessante e enriqueceu a experiência.  Penso que tanto as pessoas com mais ou menos experiência se entregaram completamente ao desafio, esqueceram a vergonha e as inibições, e logo no segundo dia sem dúvida, já se notava uma conexão e uma proximidade incrível entre todos os participantes. Foi visível que de facto a dança não só melhorou a nossa confiança, como a nossa abertura a nível social. Pessoalmente ajudou-me a desligar dos problemas e a refletir sobre as minhas prioridades. O projeto ajudou ainda mais a melhorar as minhas competências linguísticas assim como gestão de tempo e adaptabilidade, já que tivemos de ajustar os planos ao ritmo de aprendizagem de cada um em concordância com o estado de tempo. No final, penso que saí dessa experiência não apenas com novos conhecimentos técnicos de dança como também de gestão emocional e ainda com uma maior capacidade de trabalhar em equipa de forma colaborativa e eficaz. Irei levar para a vida as amizades que fiz durante este projeto."

Sofia Barreiro, participant