PT
A FAJUB encontrou-se representada na formação “EQ+: emotional intelligence in international volunteering projects” ao abrigo do programa Erasmus+, realizada em SAMOBOR, CROÁCIA.
O projeto foi desenvolvido entre os dias 19 e 28 de Setembro de 2021 juntamente com diversos parceiros da FAJUB, Croácia, Bosnia e Herzegovina, Alemanha, Grécia, Jordánia, Sérvia, Turquia e Tunísia, e teve como objectivo apoiar o desenvolvimento profissional de
trabalhadores da juventude, coordenadores, líderes e mentores no domínio da inteligência emocional, no contexto do voluntariado internacional projectos.
“Graças a este curso de formação preparado pela organização “Impress”, em Samobor, Croácia, conseguimos reforçar as nossas capacidades pessoais e profissionais em termos de inteligência emocional e liderança.
A realização que tivemos, para além do aumento humano através de interacções com novas pessoas e organizações, foi a de compreender como os programas internacionais no âmbito do Erasmus+ são capazes de nos ajudar a melhorar o nosso capital social e em que consiste este capital.
O tema principal da experiência foi compreender como as cinco competências Autoconsciência; 2. Auto-regulação; 3. Emphaty; 4. Motivação; e 5. Competências sociais) são capazes de criar relações mais saudáveis e mais conscientes, capazes de regular conflitos e mal-entendidos em
cenários de voluntariado. Através de conceitos como a gestão de capacidades de comunicação, vulnerabilidade e escuta activa, tornámo-nos também mais auto-conhecimento.
Finalmente, podemos concluir que esta experiência intensiva teve um impacto muito positivo em nós. Tornamo-nos mais conscientes dos padrões de comportamento que podem e devem ser melhorados a fim de atingir os nossos objectivos na vida. Quer pertençam à esfera profissional ou pessoal, após este curso de formação iremos certamente
tomar mais consciência de nós próprios e dos outros, mais motivados, e com maior certeza de que as nossas relações interpessoais nas várias dimensões da vida serão certamente mais verdadeiras e facilitadas – e portanto, aumentando o nosso capital social!
Muito obrigado por esta oportunidade!!! Saudações de Portugal … com Saudade!”