Instituto Português do Desporto e Juventude
O Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ) tem por missão a execução de uma política integrada e descentralizada para as áreas do desporto e da juventude, em estreita colaboração com entes públicos e privados, designadamente com organismos desportivos, associações juvenis, estudantis e autarquias locais.
O IPDJ, I. P., visa dinamizar o apoio ao associativismo, ao voluntariado e promoção da cidadania, à ocupação de tempos livres, à educação não formal, à informação e à mobilidade geográfica dos jovens em Portugal e no estrangeiro.
Federação Nacional de Associações Juvenis
A Federação Nacional das Associações Juvenis, fundada a 10 de maio de 1996, é a estrutura representativa da juventude e do movimento associativo juvenil de base local em Portugal, representando mais de 1000 associações juvenis distribuídas por todos os distritos do país e regiões autónomas, Federações Regionais e Distritais de associações juvenis, e envolvendo cerca de 500 000 jovens direta e indiretamente, entre voluntários/as e dirigentes associativos/as.
A FNAJ tem por missão representar as associações juvenis junto dos poderes públicos e políticos, defendendo as aspirações e interesses dos/as e das suas organizações.