SolidArt
SOLIDART pretende criar uma rede de cooperação duradoura no campo da Solidariedade em Tempos de Crise. Envolverá jovens cidadãos de 8 cidades europeias diferentes que estão a viver a crise de formas específicas e diferentes. Estes jovens, apoiados pelas respetivas autoridades locais, iniciarão um percurso criativo e participativo onde desenvolverão ações inovadoras para analisar e debater sobre as atuais situações desafiadoras da UE. O SOLIDART pretende também envolver os jovens de forma a sensibilizá-los para os problemas locais de cidadãos europeus, incentivando a sua inclusão social.
Resultados
É demonstrado que os jovens utilizam formas de comunicação e expressão diferentes das dos idosos. Novas TICs e expressões artísticas chamam a atenção dos jovens e são capazes de canalizar a opinião dos jovens e suas ideias sociais. Por isso, SOLIDART utilizará métodos criativos e artísticos para criar um debate e reflexão multicultural onde esses métodos serão as formas de expressão. Após estas atividades, todas as conclusões serão recolhidas num Manual onde irão demonstrar que os jovens são capazes de expressar as suas próprias ideias e pontos de vista através destas atividades inovadoras.
O projeto está estruturado em 8 eventos internacionais durante os quais um grupo composto por jovens de 8 países diferentes, irá implementar várias atividades criativas com o objetivo de desenvolver novas competências cívicas que deverão permitir aos jovens participar na sua vida cívica local como “cidadãos da UE”.
Além disso, para criar um efeito multiplicador, os participantes irão realizar 3 ferramentas de divulgação:
- Anúncios promocionais a serem veiculados nas redes sociais;
- Manual mostrando o criativo métodos de participação cidadã;
- Site para divulgar o resultados do projeto e troca de experiências.
Grupo alvo
Os jovens serão os principais beneficiários e também os protagonistas de cada atividade, exprimindo livremente os seus pontos de vista e contribuindo de forma criativa para a tomada de decisões sobre os assuntos que os afetam.